SEC assegura atendimento a alunos com necessidades especiais em Itabuna
Além de assegurar o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, através da matrÃcula regular na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, a Secretaria da Educação manterá em pleno funcionamento o Centro Psicossocial de Educação Inclusiva (Cepei) e anuncia a implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em mais cinco unidades escolares.
Â
O objetivo é garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com deficiência de natureza fÃsica, intelectual ou sensorial, com transtornos globais de desenvolvimento neuropsicomotor, bem como alunos com comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras e com altas habilidades/superdotação.Â
Â
Segundo a assessora psicopedagógica da Educação Inclusiva da SEC, professora Márcia Peixinho, todo o trabalho de inclusão social para alunos com necessidades educacionais especiais será pautado nos princÃpios de respeito à diversidade, à s diferenças e ao direito à igualdade de oportunidades.
Â
Ela ressalta que, neste sentido, a Secretaria da Educação irá impulsionar as polÃticas públicas implementadas no setor com o fortalecimento do Cepei e a instalação de Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas Ciso, Lourival Oliveira Soares, São Paulo da Cruz, Everaldo Cardoso e Educandário Isa Brito. Com isso, a Rede Municipal de Ensino passará a contar com 18 SRM, espaços destinados ao atendimento aos alunos com deficiência (fÃsica, intelectual ou sensorial), com transtornos globais de desenvolvimento e alunos com altas habilidades.
Â
A assessora da Educação Inclusiva acrescenta que no Cepei são realizados atendimentos psicopedagógico, psicológico e fonoaudiológico, além de aulas de musicoterapia, dança e movimento com profissionais especializados nestas áreas. “No centro também é feito o trabalho de acolhimento familiar, através de aulas educativas, palestras, sessões de filmes, oficinas de bordado, pintura, brechós e canto-coral”, argumentou.
Â
Márcia Peixinho diz ainda que as polÃticas públicas da Educação Inclusiva em Itabuna serão focadas ainda na formação continuada de professores para que possam ter conhecimentos e habilidades necessárias para atender estudantes nas áreas das deficiências visual, auditiva, intelectual e dificuldades de aprendizagem.